Barragem de Tênis da AABB
Associação Atlética Banco do Brasil - Brasília/DF

Regulamento da barragem



1- OBJETIVO

A pratica esportiva, a integração dos tenistas, estimulando o respeito, amizade e uma melhor qualidade de vida, trabalhando o físico e a mente.

 

2- CALENDÁRIO


2.1. A barragem de tênis da AABB será composta de no mínimo 15 rodadas de jogos desafios, dois torneios internos e a disputa do Master entre os oito melhores de cada classe.

 

2.2. Os jogos-desafio, torneios e o master ocorrerão a partir da semana seguinte ao carnaval (sorteio primeira rodada).

 

2.3. Os jogos-desafio serão disputados de 3ª a domingo, até todos jogarem e completar uma rodada.

 

2.4. Cronograma da barragem

 

Março/Abril/Maio

Rodadas de Barragem.

Junho

1º Torneio Interno

Julho/Agosto/Setembro/Outubro

Rodadas de Barragem

Outubro/Novembro

2º Torneio Interno

Novembro/Dezembro

Master

Dezembro

Rodadas Recreativas

 

3- JOGOS-DESAFIO

 

3.1. Os jogos-desafio serão sorteados levando em consideração o Ranking atualizado da Barragem. Asim, quem deixar de fazer o jogo ou não registrar o resultado ficará com zero de pontuação, o ranking será atualizado e em seguida ocorrerá o sorteio.


3.2. Serão realizados por meio de sorteio, obedecendo até 4 posições acima e 4 posições abaixo no ranking.


3.3. Os sorteios serão realizados sempre as terças-feiras, com intervalo de duas semanas entre cada sorteio, prazo este para realização do jogo-desafio e marcação do seu resultado. 

 

3.4. O desafio não poderá ser recusado, salvo por atleta licenciado pela organização da barragem.
3.5. Não haverá desafio entre atletas que tenham se defrontado nas últimas
8 (oito) rodadas.


3.6. As partidas serão decididas em 'melhor de 2 sets' curtos (tie-break), com vantagem nos games. No caso de empate em sets (1x1), será jogado um Super tie-break (contagem até 10).

 

 

4 – AGENDAMENTO

 

4.1      Para realização dos jogos da barragem, a Diretoria disponibilizará 02 (duas) quadras de terça a sexta, podendo os jogos ser agendados pela manhã, tarde e noite. Nos finais de semana ficará a disposição da barragem 03 (três) quadras, podendo os jogos ser agendados pela manhã e tarde.

 

4.1.1 Apesar do Clube fechar para manutenção as segundas-feiras, a Diretoria, após acordo com a Presidência do Clube, conseguiu a liberação acesso para os praticantes do tênis, assim os jogos desafios também podem ser agendado nesses dias, seguindo a regra do item 4.1.2, exceto no período noturno. Acrescentamos que nesses dias não haverá funcionários para realização da organização da quadra, ficando tudo sob a responsabilidade dos tenistas.

 

4.2. Caso o jogo agendado não possa ser realizado, cabe ao desafiante realizar o cancelamento da reserva da quadra, liberando o horário e a quadra 24 horas antes do horário que aconteceria o jogo desafio.

 

4.2.1.Não sendo realizado o cancelamento da reserva respeitando o prazo do paragrafo anterior, item 4.2, o desafiante deverá entrar em contato com o Diretor da Barragem pelo email: diretor@barragemaabb.com.br apresentando justificativa, até o sorteio da próxima rodada, a qual será analisada pelo Diretor da Barragem que adotará uma das condutas abaixo.

·         Deferimento sem penalidades;

·         Deferimento e advertência; e

·         Indeferimento e aplicação da multa.

 

4.2.2. Jogos agendados e não realizados, sem apresentação da justificativa no prazo citado acima, caberá a Diretoria da Barragem a aplicação de multa no valor de R$ 20,00 (vinte reais), em razão do prejuízo causado aos outros participantes da barragem.

 

4.2.2.1 A multa deverá ser quitada até o sorteio da rodada subsequente a geradora desta. Em caso de não pagamento da multa, a Diretoria suspenderá o devedor até que seja feita a quitação do débito.

 

5 - Bolas

 

5.1.O atleta que está na posição abaixo na tabela em relação ao outro, está na condição de desafiante. Cabe ao desafiante fornecer  bolas para a realização da partida, devendo apresentar-se com bolas novas ou em ótimas condições de jogo, preferencialmente Wilson Championship.

 

5.2. Se o desafiante não apresentar bolas de acordo com as especificações citadas, este será considerado perdedor da partida por WO.

 

5.3. As pessoas envolvidas no jogo desafio podem combinar de forma diversa do disposto.

 

5.4. Caso os tenistas estejam na mesma posição no ranking, o jogador com a menor quantidade de pontos no somatório do ano (Ranking Master) deverá fornecer as bolas.

 

6 - RESULTADO DO JOGO DESAFIO

 

6.1. O jogo deverá começar rigorosamente no horário marcado, desde que haja quadra disponível e já arrumada para a partida.

6.2. O aquecimento em quadra não poderá exceder 5 minutos. Portanto, recomenda-se aos tenistas que cheguem antes do horário da partida para que seja feito o alongamento e o aquecimento no paredão.

 

6.3. Caso os tenistas não estejam presentes rigorosamente no horário da partida com a quadra já disponível, esta deverá ser liberada para outros jogos de Barragem em que os tenistas estejam aguardando disponibilidade de quadra ou para jogos de recreação dos associados.


6.4. Os jogos obedecerão dia e horário conforme agendamento feito no site
www.barragemaabb.com.br.

 

6.5. Caberá aos tenistas vencedor do jogo desafio, tão logo finalize a partida, registrar o resultdo da partida no site www.barragemaabb.com.br.

 

6.5.1. O prazo máximo para registro do resultado do jogo, e obtenção dos pontos para classificação no ranking, deve ser feito até o sorteio da próxima rodada. Vale ressaltar que caso o resultado não seja lançado no ranking até o sorteio da próxima rodada, será atribuído a pontuação zero para os dois tenistas, sendo esta pontuação a usada para classificação e consequente sorteio da rodada seguinte. Porém, o resultado do jogo pode ser registrado posteriormente, sendo os pontos computados para o sorteio das próximas rodadas.

 

6.6. Os jogos interrompidos por motivo de chuva ou iluminação deverão ser remarcados para outro horário, conforme entendimento entre os tenistas e a organização, e reinicializado com a contagem no ato da interrupção.

 

6.7. Os jogos interrompidos por desistência de qualquer um dos tenistas, terá o desistente como perdedor, sendo completado com os games e os sets necessários para o fechamento dos placares. 


7 - WO

 

7.1 Se algum jogador não comparecer ou se atrasar mais de 10 minutos, será aplicado o WO em favor do jogador que compareceu. Esta tolerância de 10 minutos é aceita somente para o primeiro jogo agendado no dia/turno, para os jogos seguintes do dia/turno, NÃO haverá tolerância para atrasos e nem serão aceitas justificativas para a não aplicação do WO.

 

7.2. O tenista só poderá aplicar o WO no seu adversário ausente, se após o horário marcado para a realização do jogo, já houver quadra disponível para a realização da partida, ou seja, quadra devidamente arrumada, molhada e liberada pelos controladores dos jogos da barragem.

 

7.3. Ocorrerá o WO em desfavor do desafiante, caso este não cumpra o estipulado no item 5.2, fornecimento de bolas.

 

7.4. O tenista que aplicou o WO receberá a pontuação referente ao placar de 2x0/jogador com classificação acima, mas sem direito ao bônus. Já o tenista causador do WO não receberá pontuação nenhuma.

 

 

8 - RANKING

 

8.1. Serão computados todos os pontos das 8 (oito) últimas rodadas, não havendo nenhum descarte.


8.2. Para efeito do ranking a pontuação obtida nos torneios durante o ano será considerada uma rodada. Da mesma forma ocorrerá com a pontuação do master.

 

8.3. O tenista que ganhar por WO receberá pontuação conforme item 7.4. O tenista que perder por WO será atribuído pontuação nula (zero).

 

8.3.1. O resultado WO não gera pontuação para o Ranking do Master.     

 

8.4. Em razão do emparceiramento dos atletas, o ideal é que a Barragem tenha sempre um número par de participantes, caso seja impar, será acrescentado um jogador “CURINGA”, que servirá para termos um número par de jogadores.

Para efeito de pontuação, o jogador que for sorteado para “enfrentar o CURINGA” receberá a pontuação igual a vitória por 2x0, classificação acima, sem computo do bônus.


 

9- PONTUAÇÃO


9.1. Em cada jogo realizado os tenistas somarão pontos no ranking.

 

9.2. Esta pontuação será obtida com o somatório do desempenho (resultado da partida) com o bônus (pontos referentes a classificação do adversário) conforme exposto abaixo. 

 

Total Pontos = Desempenho + Bônus

DESENPENHO:

Do Vencedor:

Colocação do Adversário

Placar da Partida

Pontos Conquistados

Acima da sua

2 X 0

16

Acima da sua

2 X 1

13

Idêntica à sua

2 X 0

15

Idêntica à sua

2 X 1

12

Abaixo da sua

2 X 0

14

Abaixo da sua

2 X 1

11


Do Perdedor:

Colocação do Adversário

Placar da Partida

Pontos Conquistados

Acima da sua

2 X 1

6

Acima da sua

2 X 0

3

Idêntica à sua

2 X 1

5

Idêntica à sua

2 X 0

2

Abaixo da sua

2 X 1

4

Abaixo da sua

2 X 0

1



BÔNUS 

Do Vencedor:

Colocação do Perdedor

Pontos Conquistados

4 colocações acima

8

3 colocações acima

7

2 colocações acima

6

1 colocações acima

5

1 colocações abaixo

4

2 colocações abaixo

3

3 colocações abaixo

2

4 colocações abaixo

1

Placar 6/0 6/0

8

Perder até 2 games

6



Do Perdedor:

Colocação do Vencedor

Pontos Conquistados

4 colocações acima

5

3 colocações acima

5

2 colocações acima

3

1 colocações acima

3

1 colocação abaixo

2

2 colocação abaixo

2

3 colocação abaixo

1

4 colocação abaixo

1

Placar 6/0 6/0

bicicleta

Ganhar até 2 games

Sem bicicleta


Obs:VITÓRIA por WO, somente o VENCEDOR receberá os pontos de uma VITÓRIA por 2x0 colocação acima, sem aplicação do bônus.

10 – TORNEIOS


10.1. Os torneios terão regulamentos e pontuações próprios. Podendo participar todos os tenistas associados, sendo que os tenistas pertencentes à barragem contabilizarão os pontos ganhos nos respectivos torneios.

 

10.2. A colocação atual na "Barragem da AABB-DF", os últimos campeonatos realizados e os últimos resultados obtidos servirão de parâmetros na definição da classe e da posição na chave do(s) tenista(s). Exclusivamente para os torneios e Master, os tenistas serão divididos em classes, conforme item 12 abaixo.

 

10.3. Aqueles que não figuram na "Barragem da AABB-DF' serão enquadrados em uma das classes e posição na chave em função do seu nível técnico. 


10.4. A pontuação para os participantes da barragem será equivalente a uma rodada, assim, para efeito de pontuação no ranking, o torneio é como se fosse uma rodada.


Pontução:

Nº Tenistas por Chave

Campeão

Vice-campeão

Semi-final

4ª de Final

8ª de Final

16ª de Final

32ª de Final

1ª Rodada

DE 04 a 08

30

20

12

05

 

 

 

 

DE 09 a 16

40

30

20

12

05

 

 

 

DE 17 a 32

50

35

25

17

10

05

 

 

DE 33 a 64

60

45

35

25

17

10

05

 

DE 65 a 128

70

50

40

30

22

15

10

05

 

11 - MASTER

 

11.1. Durante os meses de Novembro e Dezembro será realizado o torneio Master reunindo os 8 (oito) primeiros classificados em cada classe (ver item 12 a seguir) de acordo com acumulado durante o ano. Somente os jogadores com ranking entre o 9º e 12º colocados ficarão automaticamente classificados na condição de reservas (um para cada grupo) em caso de desistências.

 

11.2. A classificação final para o MASTER da Barragem seguira o ranking do Master, o qual é constituido pelo somatorio de pontos adquiridos pelos tenistas desde a primeira rodada até a rodada anterior a realização do segundo torneio mais a pontuação dos torneios.

 

11.3. A forma de disputa do Torneio Master respeitará as seguintes disposições:

 

Ø  Os tenistas serão distribuídos em dois grupos A e B (quatro tenistas por grupo). No grupo A, participarão os tenistas classificados com o 1º, 4º, 5º e 8º melhores posições no ranking. No grupo B, participarão os tenistas classificados com o 2º, 4º, 3º e 6º melhores posições no ranking.;

 

Ø  Numa primeira etapa, haverão 3 rodadas. Na primeira rodada, pelo grupo A, os jogos acontecerão de acordo com o ranking, onde o 1º colocado joga contra o 8º e o 4º colocado joga contra o 5º colocado. Da mesma forma,  pelo grupo B, os jogos acontecerão de acordo com o ranking, onde o 2º colocado joga contra o 7º e o 3º colocado joga contra o 6º colocado.

 

Ø  Na segunda rodada, ainda dentro de seu grupo, os vencedores da primeira rodada jogam entre si, assim com os perdedores também jogam entre si. O resultado da segunda jogada terá um jogador com duas vitórias, que passará para a segunda etapa como primeiro colocado do grupo, um jogador com duas derrotas, que estará eliminado, e dois jogadores com uma vitória e uma derrota cada.

 

Ø  Na terceira rodada, haverá apenas um jogo entre os jogadores que tiverem acumulado uma vitória e uma derrota.

 

Ø  Após a terceira rodada, o jogador com duas vitórias e uma derrota passará para a segunda etapa como segundo do grupo

 

Ø  Na segunda etapa, haverá um jogo de semifinais e um jogo de finais. O primeiro colocado do Grupo A joga contra o segundo colocado do Grupo B, e da mesma forma, o primeiro colocado do  B joga contra o segundo colocado do grupo A.

 

Ø  A final será disputada entre os vencedores da semifinais.

 

 

11.4. Os jogos realizados na fase de grupos serão disputados no mesmo formato dos jogos desafios item 3.6.

 

11.5. As semi-finais e finais de todas as classes serão realizadas em melhor de 3 sets completos (sem super tie-break).

 

11.6. Assim como nos torneios, o Master é equivalente a uma rodada para efeito de pontuação no ranking. No entanto, o criério de pontuação é o exposto na tabala abaixo.

Pontução:

Campeão

Vice-campeão

Fase de grupos

2 vitótias

Fase de grupos

1 vitória

Fase de Grupos

0 vitórias

50

30

20

10

00

 

 

 

 

12 - DIVISÃO DO RANKING PARA DISPUTA DOS TORNEIOS E DO MASTER

 

12.1. O enquadramento dos tenistas será feito de acordo com a tabela abaixo,  mantendo sempre uma proporção, utilizando limites razoáveis em percentuais em relação ao número total de tenistas participantes da Barragem.

 

· 1ª Classe 15% = mínimo 10 tenistas

· 2ª Classe 20% = mínimo 15 tenistas

· 3ª Classe 20% = mínimo 15 tenistas

· 4ª Classe 20% = mínimo 15 tenistas

· 5ª Classe 25% = mínimo 15 tenistas

 
12.2. Para efeito de quantidade de tenistas em cada classe, caso o reultado não seja um número inteiro será feito o arredondamento sempre para cima. Ex. barragem com 120 tenistas, utilizamos a fórmula: indice de 120 = quanatidade de tenistas na classe.

1ª classe

15%

18 tenistas

2ª classe

20%

24 tenistas

3ª classe

20%

24 tenistas

4ª classe

20%

24 tenistas

5ª classe

25%

30 tenistas

 

12.3. Caso o número de tenistas não seja suficiente para que tenha o número mínimo de participantes, será realizado a exclusão da classe utilizando o critério decrescente, assim excluiria primeiro a 5° classe, depois a 4ª classe e assim sucessivamente.

 

13 - INCLUSÃO, SUSPENSÃO, EXCLUSÃO E REINCLUSÃO e LICENÇA.

 

13.1. A inclusão de tenista novato se dará através do cadastramento no site da Barragem (opção tenista), sendo ativado somente após o pagamento da taxa de inscrição item 15 se seguir.

 

13.2. No momento do cadastro, o tenista deverá escolher seu nível (iniciante, intermediário  e avançado) sendo enquadrado no Ranking de acordo com seu nível.

 

13.3. Caso o tenistas já tenha jogado algum Torneio Interno, ele deverá ser enquadrado no nível referente a sua participação.

 

13.4. O nível escolhido determinará a posição no ranking em que o novo participante será colocado. Para isso a barragem é sempre dividida em 3 terços, sendo que o avançado entrará na metade do primeiro terço, o intermediário entrará na metade do segundo terço e o iniciante entrará na metade do terceiro terço.Ex: (suponhamos que no dia do cadastro a barragem conte com 90 participantes. Aquele que marcar Avançado entrará na posição 15, se marcar Intermediário entrará na posição 45 e se marcar iniciante entrará na posição 75).

 

13.5. No momento da entrada na barragem o tenista receberá os pontos necessários de acordo com sua opção de nível. Essa pontuação recebida será divida por 08 e destribuída em 08 rodadas. Dessa forma, já na sua primeira rodada, o novo integrante da Barragem já começa a defender seus pontos.

 

13.6. LICENÇAS. O jogador que estiver impossibilitado de jogar, por qualquer motivo, deve alterar sua situação/status no site para licenciado. Desta forma seu nome não sairá na rodada, não prejudicando os participantes ativos da barragem.

 

13.7 A licença será sempre por prazo indeterminado, ou seja, o participante quando quiser voltar deverá alterar o status/situação no site para ativo.

 

13.8. O jogador que entrar de licença será removido das rodadas da Barragem.

 

13.9. SUSPENSÃO AUTOMÁTICA. O jogador que não receber pontuação ou deixar de jogar, mesmo que justificadamente, por 2 (dois) jogos seguidos ou 3 (três) alternados num período de 5 (cinco) rodadas será retirado do sorteio das rodadas até que regularize seus jogos e informe o resultado no site.

 

13.10. Os jogos atrasados poderão ser realizados a qualquer tempo, mas os tenistas devem ficar atentos aos motivos de licença automática/suspensão prevista no parágrafo anterior. 

 

13.11. Os resultados dos jogos atrasados também devem ser lançados no site conforme disposição no item 6.5.

 

13.12. EXCLUSÃO. será excluído da Barragem o tenista que:
        

Ø  completar duas derrotas por WO, nas últimas 05 rodadas válidas.

 

Ø  cometer qualquer ato indigno que, após julgado pela coordenação e comissão, seja considerado não merecedor de conviver esportivamente com o grupo.


13.13. REINCLUSÃO. A Reinclusão de tenistas ocorrerá quando:

 

Ø  seu perfil for alterado para ativo no casos de licenças descritas no item 13.6.

 

Ø  automaticamente quando os motivos da suspensão automática forem exauridos, ou seja, realizar os jogos atrasados com registro de seus resultados.

 

Ø  cumprida as punições disciplinares impostas conforme disposição no item 14. 

 

 

14 - PUNIÇÕES DISCIPLINARES


14.1. Será punido com a suspensão de 1 a 2 jogos.

 

Ø  tenistas que, por algum desequilíbrio nervoso durante a partida, venha ofender, perturbar ou desacatar seu adversário.

 

Ø  tenista que, durante a partida venha provocar interrupções deliberadamente, assim como ficar falando e vibrando no erro do adversário com a finalidade de desconcentrá-lo.

 

Ø  tenistas que se desentenderem durante a partida, não conseguindo chegar a um bom termo.

 

15 - TAXA DE INSCRIÇÃO
15.1. O valor da anuidade para o período de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018 é o equivalente ao valor referência de uma mensalidade paga por sócio comunitário. Em dezembro de 2016, este valor é de R$ 217,00 (duzentos e dezessete reais).

15.2 O valor pago será o da mensalidade vigente na data do pagamento efetuado.

15.3. A taxa será destinada a um fundo administrado pela Diretoria do Tênis, a fim de cobrir despesas com a Barragem, Festas de Confraternizações e de melhoria nas instalações e no  parque de quadras da AABB

15.4. visando facilitar a organização, o prazo para formalizar sua incrição é até 15 dias antes do sorteio da primeira rodada. Para aqueles que fizerem sua inscrição no mês de janeiro, poderão dividir a taxa em duas parcelas de igual valor. No mês de dezembro de 2016, o valor é de R$ 113,50 (cento e treze reais e cinquenta centavos).

15.5 Caso a inscrição seja feita no decorrer do ano, será deduzido o montante de R$ 10,00 do valor da inscrição para cada rodada já ocorrida antes da inclusão do novo participante.

16 – Duplas

16.1 As descritas acima referem-se aos jogos de barragem na modalidade simples. Da mesma forma, haverá uma barragem na modalidade duplas, seguindo quase todas as mesmas regras, mas com as diferenças a seguir:

16.2 Não haverá Master duplas.

16.3 . Nos torneios, o enquadramento das duplas será feito de acordo com a tabela abaixo,  mantendo sempre uma proporção, utilizando limites razoáveis em percentuais em relação ao número total de tenistas participantes da Barragem.

 

· 1ª Classe 15% = mínimo 8 duplas

· 2ª Classe 20% = mínimo 8 duplas

· 3ª Classe 20% = mínimo 8 duplas

· 4ª Classe 20% = mínimo 8 duplas

· 5ª Classe 25% = mínimo 8 duplas

 

16.4 O valor da taxa de inscrição será cobrado da dupla, de forma que cada participante da dupla arca com metade do valor.

 

17 - Benefícios incluídos no valor da anualidade:

Ø  Direito de participar da Barragem até 28/02/2018

 

Ø  Participar sem custo:

 

·         de 2(dois) torneios da Barragem da AABB com camiseta;

·         de 2 (duas) festa de encerramento dos torneiocom buffet e bebida liberada;

·         do Sorteio de prêmios na festa;

·         do Master com prêmios distribuídos entre as categorias, para os 8 melhores classificados divididos em 5 classes;

·         do Desafio de Duplas.

·         Desconto exclusivos junto aos parceiros da Barragem.

18 - COORDENAÇÃO E COMISSÃO


A barragem, caso necessário, será coordenada por uma equipe de tenistas determinada pela Diretoria do Tênis, sendo divulgada antecipadamente.

 

19 - DISPOSIÇÃO GERAIS


Este regulamento poderá sofrer modificações por meio de sugestões dos atletas, desde que sejam analisadas e aprovadas pela Diretoria ou comissão. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela coordenação e Diretoria do Tênis.

DIRETOR DO TÊNIS